Anuncie

Revista Mercado Automotivo | Edição 261

Edição 261: Maio DE 2017
Publicidade

Por Redação

Em sua 13ª edição, Automec destaca-se por organização, público, expositores e eventos realizados na feira.

Expositores e entidades do setor automotivo definiram como uma edição histórica a 13ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec), realizada de 25 a 29 de abril, no pavilhão da São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo (SP).
A expectativa da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da Feira, era de um público de 70 mil pessoas, mas o número foi superado. No total, 74.252 pessoas visitaram o evento e lotaram os corredores e os estandes de exposição com um clima de otimismo em relação ao futuro não só do Brasil, mas também do setor automotivo. ''Os números desta edição são superlativos e fazem da Automec a mais importante feira de negócios da América Latina'', avalia Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions.
Foram mais de 1.500 marcas em exposição, que receberam compradores não só do Brasil, mas de outros 60 países. Apenas nos Encontros de Negócios, foram realizadas mais de 130 reuniões com a participação de 60 expositores e 80 compradores. ''Esse otimismo mencionado pelos expositores se explica por alguns fatores da conjuntura do país, que, apesar de atravessar um período de baixo desempenho econômico, têm tido importante crescimento no segmento de reposição e reparação automotiva. De um modo geral, as pessoas não podem comprar um zero quilômetro, mas precisam cuidar da manutenção e do reparo do seu veículo atual, e isso impulsiona as vendas no segmento'', avalia Leandro Lara, diretor de Eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

As entidades presentes no evento também destacaram a organização e a composição desta edição da Automec. ''A Automec quebrou paradigmas, oferecendo maior suporte que permitiu gerar mais conteúdo, bem como garantiu a presença de um número maior de varejistas com a realização das Caravanas de Compradores. Com isso, acredito que crescemos a presença do varejista na Feira, chegando a 25% do total de visitantes'', avaliou o presidente do Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios de Veículos), Francisco De La Tôrre.

Antônio Fiola, presidente do Sindirepa Nacional (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) destacou ainda a reunificação de leves e pesados na exposição. Para ele, essa mudança ''mostrou a pujança e a grandeza do setor e da cidade de São Paulo que sediou este evento de porte internacional, com uma programação intensa de atividades''.

''A Automec retoma a posição como um evento de expressão internacional e com a devida importância em relação ao impacto econômico no mercado de reposição, sendo uma das melhores edições de todos os tempos'', complementa o presidente interino da Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Rodrigo Carneiro.

Quanto aos números da Automec, destaca-se a presença de cerca de 9 mil visitantes estrangeiros vindos dos países da América Latina, 1.500 a mais que na última edição. De todos os visitantes internacionais, cerca de 20% vêm da Europa, Ásia, países Árabes e América do Norte. Entre os expositores, a presença estrangeira também foi significativa. Um dos países que ocuparam maior espaço foi a Argentina, que participou da Feira com mais de 40 empresas do setor. O sucesso da Automec 2017 ajudou a consolidar a realização da próxima edição, a ser realizada de 23 a 27 de abril de 2019, uma vez que 80% dos contratos já foram fechados e mais de 70% das empresas já confirmaram sua participação. Novamente, com a certeza de que a feira apenas vem reforçando sua imagem como um dos principais eventos de negócios do setor automotivo mundial.


Eventos
Presente na Automec 2017, o Sindirepa promoveu palestra sobre dicas de cálculo da hora da mão de obra na oficina automotiva. A palestra foi ministrada por Pedro Luiz Scopino, vice-presidente do Sindirepa-SP. ''É preciso criar cultura nas oficinas de cobrança pela hora trabalhada e para isto é preciso superar algumas dificuldades do setor, como falta de mão de obra treinada e de profissionalização na empresa, administração de recursos humanos, retorno sobre investimento, controle administrativo, financeiro e gerencial, questões ambientais e solidão empresarial'', destacou.

O Sincopeças, por sua vez, promoveu o primeiro Fórum Sincopeças 2017 A tecnologia dirigindo o futuro do aftermarket. A entidade aproveitou para apresentar uma nova ferramenta útil ao setor. Trata-se do Caruso, plataforma desenvolvida na Europa há oito meses, que faz a informação que vem do aplicativo de um veículo, ou seja, do dono de um carro, não parar nos fabricantes e nas montadoras, mas, sim, chegar ao segmento que pode responder à solicitação em tempo real. Já a Andap promoveu um evento que trouxe rica discussão a respeito da crise econômica enfrentada pelo país, seus efeitos no setor e as expectativas do país para os próximos anos. O 1º Business Meeting da entidade contou com o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, conceituado comentarista econômico do jornal O Globo e da Globo News. 

Design: Agência Bcicleta
Sistema: alc propaganda - criação de sites

Telefone: (011) 2639-1462 / 2639-1082
editora@photon.com.br