Anuncie

Revista Mercado Automotivo | Edição 261

Edição 261: Maio DE 2017
Publicidade

Por Redação

Em tempos onde cada vez mais temos de lidar com dezenas de tarefas ao mesmo tempo, além de cumprir uma série de papéis relacionados ao trabalho, à família e aos amigos, torna-se quase impossível estabelecer um planejamento a respeito das próximas ações. Mais do que isso: por vezes, até mesmo a ideia de tomar o próximo passo já nos paralisa e nos impede de efetuar aquilo que temos urgência em resolver.

Uma obra que chega às livrarias neste mês de maio pretende ajudar os leitores a justamente darem esse próximo passo. E o próximo. E o próximo. E assim por diante, sem deixar-se paralisar novamente. Em seu livro Comece pelo mais Difícil (Editora Sextante, R$ 30, 112 páginas), o palestrante e consultor Brian Tracy traz uma série de iniciativas e estratégias que prometem ajudá-lo a superar essa paralisia que, muitas vezes, traz graves prejuízos diários tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Tracy é palestrante na área de aprimoramento pessoal e profissional, mas também já atuou como consultor e deu aulas de vendas, marketing, negociação e motivação para centenas de milhares de profissionais. Autor de mais de 20 livros, o especialista reconhece que uma das maiores reclamações das pessoas atualmente é que falta tempo para fazer tudo o que precisam.

“Você nunca tem tempo para fazer tudo que precisa. Está sempre assoberbado de trabalho, projetos e responsabilidades pessoais – isso sem contar as pilhas de livros e revistas que pretende começar a ler assim que estiver com tudo em dia. Mas a verdade é que você nunca ficará com tudo em dia. Nunca conseguirá deixar todas as coisas em ordem a ponto de ter tempo para ler os e-mails, as revistas e os livros, e ainda iniciar as atividades de lazer que sonha incluir na sua rotina”, explica.

Uma das primeiras estratégias de Tracy é desmistificar a ideia de que basta aplicar determinadas técnicas de gerenciamento de tempo para que a produtividade surja como num passe de mágica. Para ele, não importa quantas técnicas de produtividade pessoal você domina ou até mesmo quanto tempo livre você tenha: sempre haverá mais tarefas a cumprir do que você é capaz de realizar no tempo disponível.

“Você só conseguirá assumir o controle de seu tempo e de sua vida se mudar a maneira de pensar, trabalhar e lidar com o fluxo infindável de responsabilidades que surge diariamente. Só conseguirá assumir o controle de suas atividades se parar de fazer determinadas tarefas e começar a investir mais tempo naquelas poucas que de fato vão fazer a diferença em sua vida”, completa.

Para isso, o autor aborda uma série de estratégias de fácil entendimento e aplicação para explicar que pequenas mudanças no dia a dia já são responsáveis por grandes benefícios em nossa produtividade e gestão de tempo. “Estudei gerenciamento do tempo durante mais de 40 anos. Mergulhei nos trabalhos de Peter Drucker, Alec Mackenzie, Alan Lakein, Stephen Covey e muitos outros. Li centenas de livros e milhares de artigos sobre eficácia individual. Toda vez que encontrava uma boa ideia, eu a colocava em prática no trabalho e na vida pessoal. Se funcionasse, eu a incorporava em minhas palestras e meus seminários, passando a ensiná-la. Comece pelo mais difícil é o resultado das minhas leituras e práticas mais bem-sucedidas”, explica.

O livro é curto e traz capítulos igualmente pequenos para cada estratégia adotada pelo especialista. Dessa forma, Tracy evita a armadilha de vaguear indefinidamente por um mesmo tema – que geralmente ocorre com autores que escrevem sobre produtividade e gestão de tempo –, o que torna a leitura pesada e enfadonha para praticamente qualquer leitor. Em seu livro, pelo contrário, Tracy busca utilizar uma linguagem que pode ser facilmente compreendida por um público muito variado: desde executivos de alto escalão até pessoas que simplesmente desejam se organizar melhor em busca de qualidade de vida.
“Ao longo da carreira, descobri e redescobri diversas vezes uma verdade simples: a chave para o sucesso, a realização, o respeito, o prestígio e a felicidade estão na capacidade de se concentrar em sua tarefa mais importante e realizá-la de forma satisfatória do começo ao fim. Essa explicação básica é essencial para o livro. Quero lhe mostrar como ser promovido rapidamente e, ao mesmo tempo, enriquecer sua vida. Para isso, listo e explico os 21 princípios fundamentais para a eficiência pessoal que observei ao longo dos anos”, explica o autor, no livro.

As estratégias anunciadas pelo autor podem ser aplicadas de forma isolada, o que permite uma leitura mais livre daqueles capítulos que mais lhe interessar. O autor, no entanto, garante: tratam-se de métodos, técnicas e estratégias comprovadas, que surtem efeitos imediatos.
“Para evitar me prolongar demais, não me aprofundarei [no livro] nas diversas explicações emocionais e psicológicas sobre a procrastinação ou o mau gerenciamento do tempo. As teorias e pesquisas atuais não trazem grandes novidades sobre o tema. Você aprenderá ações específicas que podem ser empregadas para gerar resultados melhores e imediatos no trabalho, além de fazer de você uma pessoa mais feliz. O objetivo de todas as ideias do livro é aumentar sua produtividade e seu desempenho e torná-lo mais valioso em sua área de atuação, mas muitas dessas ideias servem também para sua vida pessoal”, explica.
Ao final da leitura, você percebe que Tracy acerta justamente diante do público que busca atingir: aqueles que dizem não ter tempo para praticamente nada. O resultado é uma obra que pode ser lida rapidamente e que, certamente, trará mudanças sutis e importantes em seu cotidiano, gerando benefícios no trabalho e em sua vida pessoal.

Design: Agência Bcicleta
Sistema: alc propaganda - criação de sites

Telefone: (011) 2639-1462 / 2639-1082
editora@photon.com.br