Anuncie

Revista Mercado Automotivo | Edição 264

Edição 264: Agosto DE 2017
Publicidade

Por Redação

Chega às livrarias de todo o Brasil neste segundo semestre um livro que promete ajudar os leitores em diversas frentes. Escrito pelo médico Daniel Martins de Barros, Pílulas de Bem-Estar (Editora Sextante, R$ 30, 224 páginas) traz 84 dicas que têm o objetivo principal de melhorar a vida de todos. Mais do que um livro de autoajuda, a obra adota uma linguagem simples e direta para expor conselhos extremamente úteis relacionados à saúde, à felicidade e ao bem-estar geral.

Barros é professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Tem extrema facilidade em comunicar-se de forma simples com grandes públicos, já que escreve no jornal O Estado de S. Paulo, atua como consultor no programa Bem Estar, da TV Globo, e ainda tem participações frequentes na rádio Band News FM e na revista Galileu.

Dessa forma, juntando o conhecimento teórico adquirido em sua extensa carreira, com a experiência resultante do contato direto com o grande público, Barros elaborou um livro em uma área na qual ele mesmo já teve certo receio de ingressar.

“Quando souberam que eu havia me proposto a escrever um livro de autoajuda, muitas pessoas torceram o nariz. As reações foram as mais diversas: algumas ficaram preocupadas com a minha imagem como médico, com o que os colegas da área iriam pensar; outras acharam que eu estava a ponto de vender minha alma. Quando eu questionava qual era o problema com esse gênero literário – campeão de vendas em qualquer lugar do mundo –, a resposta era sempre a mesma: autoajuda é superficial. [...] Eu mesmo já tive esse preconceito. Sem conhecer muito bem a variedade de publicações na área, julgava todo o gênero pelos poucos títulos que prometiam uma revolução enorme na vida do leitor com um esforço mínimo”, explica o autor, que fala sobre a principal desconfiança que tinha com os livros de autoajuda. “Não dá para acreditar que é possível transformar totalmente a realidade de alguém em três passos simples e rápidos – a própria experiência nos mostra que as mudanças são graduais, lentas e trabalhosas. Por isso, eu também era cético”, completa.

A percepção de Barros a respeito do gênero literário começou a mudar conforme o médico começou a participar de programas e publicações da grande imprensa. De acordo com o autor, ele percebeu que era sim possível traduzir diversas pesquisas científicas de ponta para uma linguagem cotidiana, que tivesse um alcance maior sobre as pessoas.

“Notei que é viável ajudar as pessoas a mudar alguns aspectos da vida aplicando na prática algumas descobertas científicas. Eu não estava sugerindo uma revolução pessoal, uma transformação radical, nada disso; mas, se com algumas pequenas mudanças era possível melhorar a vida, por que não tentar? Sem perceber, enquanto achava que escrevia apenas sobre ciência, já estava escrevendo autoajuda”, explica.

A ideia de publicar tais conceitos no formato de “pílulas” surgiu com as redes sociais e os conceitos de brevidade e velocidade impostos por elas. O médico aponta que começou a publicar resumos bem concisos de pesquisas que poderiam trazer benefícios em um aspecto específico como sono, dieta, concentração, etc. A principal diferença entre suas publicações e os demais livros de autoajuda é que a obra de Barros busca sempre trazer dados e pesquisas que ajudem a embasar aquilo que ele recomenda. Não se trata de um conselho no sentido estrito. É praticamente uma recomendação médica, baseada em estudos e pesquisas. Tudo isso de forma resumida para os leitores.

Algumas dicas irão parecer, de fato, muito simples, um tanto óbvias. Nesses casos, o especialista procura salientar ainda mais os dados que embasam suas afirmações, de modo a demonstrar ao leitor que aquela pílula não é simplesmente fruto de “sabedoria popular”, mas algo completamente testado e comprovado pela ciência. Para o autor, esse formato das pílulas permitiu a ele apresentar dicas para uma vida melhor, ao mesmo tempo em que garantia que elas haviam passado pelo crivo da pesquisa científica, com resultados publicados em revistas especializadas.

“O objetivo destas dicas é ajudar as pessoas a lidar com alguns temas bastante sensíveis. Como sou psiquiatra, mantive o foco em processos mentais, comportamentos e posturas que podemos adotar para emagrecer, dormir melhor, alcançar a felicidade, manter a calma, estimular o intelecto, aproximar as pessoas e aumentar a longevidade mantendo uma boa qualidade de vida”, revela.

Os capítulos são divididos por temas, relacionados à utilidade das pílulas. Nesse sentido, o livro apresenta dicas valiosas para quem deseja emagrecer, dormir melhor, raciocinar com mais clareza, ser mais feliz ou mais calmo, viver mais e melhor, além de contar com uma vida amorosa mais satisfatória.

Cada capítulo traz cerca de 10 pílulas relacionadas a cada tema. O conteúdo é exposto de forma maneira direta, de modo a explicar a todos os leitores de que forma elescomo podem melhorar suas vidas de forma saudável e racional. Barros tem uma linguagem leve e consegue traduzir os pontos mais técnicos do texto para que o entendimento seja completo e a leitura não se torne enfadonha.

A avaliação é compartilhada também por personalidades que recomendam a leitura da obra do especialista. Para Mariana Ferrão, jornalista e apresentadora do programa Bem Estar, Barros consegue traduzir a ciência “de um jeito fácil e gostoso para ser usada no dia a dia”. Já Reinaldo José Lopes, jornalista e escritor de divulgação científica, qualifica a escrita do médico como “um bálsamo para os espíritos mais céticos”. “Conselhos estritamente embasados no melhor conhecimento científico, que, se está longe de fazer milagre, ao menos ajuda a entender e azeitar – um pouquinho – as engrenagens da complicada máquina humana”, completa.

Em seu novo livro, Barros não promete vida eterna, mas aponta caminhos saudáveis e precisos para que possamos viver mais e melhor. Vale a leitura!

Design: Agência Bcicleta
Sistema: alc propaganda - criação de sites

Telefone: (011) 2639-1462 / 2639-1082
editora@photon.com.br