Anuncie

Revista Mercado Automotivo | Edição 259

Edição 259: Março DE 2017
Publicidade

Por Sebrae

O QUE É?

Um plano de negócios é ferramenta importante para qualquer empreendedor. Ele está inserido no processo de empreender, que conta com quatro fases:

1. Identificação de oportunidades;

2. Elaboração do plano de negócio;

3. Captação de recursos;

4. Gerenciamento.

Além disso, a ferramenta pode ajudar a manter sua empresa viva ou contribuir para mostrar a viabilidade de um novo negócio e conhecer todos os seus benefícios como:

• Diminuição de incertezas

• Ordenação de ideias

• Avaliação de viabilidade

• Orientação de expansão

• Apoio à gestão empresarial

DADOS NECESSÁRIOS

Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local de estabelecimento constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio.

CONHECER O RAMO DE ATIVIDADE

É preciso conhecer alguns dados elementares sobre o ramo em que se pretende atuar e as possibilidades de atuação no segmento (exemplo: confecção é o ramo; pode-se atuar com jeans, malha, linho, público infantil, adulto, feminino).

CONHECER O MERCADO CONSUMIDOR

O estudo do mercado consumidor é importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias para a identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto. Essas são algumas indagações que podem ter respostas mais adequadas quando se conhece o mercado consumidor.

CONHECER O MERCADO FORNECEDOR

Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores (mercado fornecedor). O conhecimento desse mercado se reflete nos resultados pretendidos pela empresa. Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.

CONHECER O MERCADO CONCORRENTE

O mercado concorrente compõe-se das pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que você pretende oferecer. Esse mercado deve ser analisado de maneira que sejam identificados: quem são os concorrentes; quais mercadorias ou serviços oferecem; quais são as vendas efetuadas pelo concorrente; quais os pontos fortes e fracos da concorrência; fidelidade da clientela em relação à concorrência.

DEFINIR PRODUTOS A SEREM FABRICADOS, MERCADORIAS A SEREM VENDIDAS OU SERVIÇOS A SEREM PRESTADOS

É preciso conhecer detalhes do seu produto/serviço e oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seu mercado. Também é importante definir qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores etc.

ANALISAR A LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA

Onde montar o negócio. Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.

CONHECER MARKETING

Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 “pes”: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.

PROCESSO OPERACIONAL

Este item trata do “como fazer”. Devem ser abordadas questões como: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; quando fará. É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo: o empreendedor, um futuro sócio, um profissional contratado etc.

PROJEÇÃO DO VOLUME DE PRODUÇÃO, DE VENDAS OU DE SERVIÇOS

É prudente que o empreendedor ou empresário considere a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações; a disponibilidade de recursos financeiros; a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.

PROJEÇÃO DA NECESSIDADE DE PESSOAL

Identifique o número de pessoas necessárias para o tipo de trabalho e que qualificação elas deverão ter.

ANÁLISE FINANCEIRA

É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois há de fazer investimento em local, equipamentos, materiais e despesas diversas para instalação e funcionamento inicial da empresa.

 

Artigo publicado no Portal Papo de Especialistas Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Confira mais em http://www.papodeespecialistas.sebrae.com.br/

Design: Agência Bcicleta
Sistema: alc propaganda - criação de sites

Telefone: (011) 2639-1462 / 2639-1082
editora@photon.com.br