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Revista Mercado Automotivo | Edição 265

Edição 265: Setembro DE 2017
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Por Redação

Chegou às livrarias brasileiras em agosto uma obra que procura abordar uma importante transição para aqueles que precisam lidar com o consumidor. Em Marketing 4.0: do tradicional ao digital (R$ 50, 171 páginas, Editora Sextante), o professor Philip Kotler discorre sobre as mudanças que atingiram diretamente o marketing nos últimos anos, fazendo com que aqueles que estudam o assunto passassem a se referir a este novo cenário como Marketing 4.0.

Auxiliado por outros dois autores – Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan – Kotler explica que o 4.0 representa o marketing digital, que chega para substituir o marketing tradicional feito até então. Para isso, o autor aborda como a conectividade atual alterou radicalmente o modo como vivemos. Mais do que isso, o professor ensina como entender os caminhos do consumidor na era digital, adotando um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

Kotler sabe do que está falando e é por isso que a leitura se torna imprescindível para quem lida com consumidores. O professor foge do lugar comum e usa uma linguagem simples para expor todos os conceitos, que poderiam tornar a leitura difícil para aqueles não tão habituados ao assunto e todas as suas nuances.

Kotler é professor de Marketing na Kellogg School of Management da Northwestern University, em Illinois (Estados Unidos). Doutor em Economia pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Kotler é considerado pelo prestigiado The Wall Street Journal um dos 10 pensadores mais influentes da área de negócios. Além disso, é autor de mais de 50 obras traduzidas para mais de 20 idiomas.

“Em essência, Marketing 4.0 descreve um aprofundamento e uma ampliação do marketing centrado no ser humano para cobrir cada aspecto da jornada do cliente”, define o autor no livro. Kotler explica que as tecnologias que estamos vendo agora não são novas, mas vêm convergindo nos últimos anos. De acordo com ele, o impacto coletivo dessa convergência tem afetado muito as práticas de marketing em todo o mundo.

“Novas tendências estão emergindo disso: a economia ‘compartilhada’, a economia do ‘agora’, integração onicanal, marketing de conteúdo, CRM social e muitas outras coisas. Acreditamos que a convergência tecnológica acabará levando à convergência entre o marketing digital e o marketing tradicional. Em um mundo altamente tecnológico, as pessoas anseiam por um envolvimento profundo. Quanto mais sociais somos, mais queremos coisas feitas sob medida para nós. Respaldado pela análise de big data (coleta, processamento e análise de megadados), os produtos tornam-se mais personalizados e os serviços, mais pessoais. Na economia digital, o segredo é alavancar esses paradoxos”, afirma o autor no livro.
Kotler escreve que a grande premissa do livro é que o marketing deve se adaptar à natureza mutável dos caminhos do consumidor na economia digital. Dessa forma, a função dos profissionais que atuam com marketing é guiar os clientes por sua jornada, desde o estágio de assimilação até se tornarem defensores da marca.

Ainda hoje, o marketing é muitas vezes negligenciado por diversas empresas, independentemente do tamanho que têm. Isso porque boa parte dos gestores acaba considerando o investimento em marketing como algo supérfluo. Sem utilizar as métricas adequadas, muitas empresas não conseguem quantificar os resultados obtidos e com isso não entendem os benefícios gerados pelo marketing.

Investir em marketing faz as empresas se aproximarem dos clientes, entendendo de forma qualificada os anseios e as motivações daqueles que compram seus produtos. Informação é poder e quanto mais se sabe a respeito do perfil do mercado que atende, mais habilitada estará a empresa para crescer e atravessar momentos de crise sem grandes percalços.

Dividido em três partes, o livro aborda em determinado momento como os profissionais de marketing podem aumentar a produtividade ao entender os caminhos do consumidor na era digital. “[A segunda parte do livro] apresenta um conjunto novo de métricas de marketing e toda uma nova maneira de ver nossas práticas de marketing. Também mergulharemos fundo em diversos setores-chave e aprenderemos como aplicar as ideias de Marketing 4.0 nesses setores”, escreve Kotler, que aborda também as principais táticas de Marketing 4.0.

“Começamos pelo marketing centrado no ser humano, que procura humanizar as marcas com atributos semelhantes aos de homens e mulheres. Exploramos então o marketing de conteúdo de modo aprofundado, a fim de gerar conversas entre clientes. Além disso, também descrevemos como profissionais de marketing podem implantar o marketing onicanal para aumentar as vendas. Por último, examinamos o conceito de engajamento do cliente na era digital”, completa.

O livro de Kotler pode ser recomendado obviamente para profissionais que lidam “apenas” com marketing. No entanto, a leitura é extremamente válida para aqueles que precisam orientar suas empresas em relação aos próximos investimentos e também aos próximos passos envolvendo a produção, as vendas e a distribuição nos mercados de acordo com o perfil de cada público.

Vale a leitura!

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