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Revista Mercado Automotivo | Edição 264

Edição 264: Agosto DE 2017
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Por Redação

Em entrevista à revista Mercado Automotivo, Antonio José Teodoro, vice-presidente de Aftermarket da Tenneco, fala sobre o atual momento da empresa no Brasil, em meio ao turbilhão político e econômico que o país atravessa.

Com cerca de 90 unidades fabris em 24 países, o grupo Tenneco conta atualmente com mais de 30 mil colaboradores no mundo.

Apesar da ampla diversidade na atuação do grupo, Teodoro afirma que a expectativa da Tenneco em relação ao mercado brasileiro é “a melhor possível”. Confira a entrevista a seguir:

Revista Mercado Automotivo – Qual é a importância do Brasil para os negócios da Tenneco? É possível ampliar a participação do mercado brasileiro nos resultados da empresa?
Antonio José Teodoro – O Brasil é um mercado extremamente importante e estratégico para os negócios da Tenneco. Acreditamos sim ser possível ampliar a nossa participação no mercado brasileiro. Prova disso são os constantes investimentos em ampliação e inovação tecnológica que nossas plantas e centros de desenvolvimento instalados aqui recebem da nossa matriz.

Temos atuado de maneira bastante comprometida para mantermos a nossa posição de líder e referência nos mercados em que atuamos. Somente neste ano, já lançamos duas linhas de produtos da marca Monroe Axios no aftermarket: a de terminal axial e a de bandejas.

Além disso, investimos em uma linha exclusiva, inovadora e que tem um olhar totalmente voltado para a otimização do serviço do reparador no segmento de amortecedores: o Monroe Quick-Strut, amortecedor com estrutura completa pré-montada de fábrica, pronto para instalação no veículo e que pode reduzir em até 50% o tempo de reparação na oficina.

Também devemos anunciar até o final do ano mais 170 novas aplicações de amortecedores, buchas e coxins.

RMA – Qual é a expectativa da Tenneco para sua atuação no Brasil nos próximos três anos?
AJT – Nossa expectativa é a melhor possível. Confiamos muito no mercado brasileiro e temos como objetivo superar os dois dígitos de crescimento ao ano nos próximos três anos.

O mercado de reposição vem crescendo a cada ano e tem muito potencial para se desenvolver ainda mais. Graças à nossa presença forte e sólida no aftermarket, acompanhamos esse crescimento e estamos intensificando nossos investimentos em estratégias.

Estamos prontos para atender as diferentes demandas de mercado e, principalmente, preparados para encarar os mais diversos cenários.

RMA – Em 1996, a Tenneco adquiriu a Monroe Axios. Qual é o peso da marca atualmente nos resultados da companhia no Brasil?
AJT – A Monroe Axios tem papel fundamental nos negócios da Tenneco no Brasil. Somos líderes na fabricação de componentes de borracha e itens para a suspensão. Temos um portfólio extenso que atende às principais montadoras nacionais e internacionais. Esse, inclusive, é o nosso principal diferencial: nossa ampla gama de produtos que contam com atualizações de aplicações constantes. Isso faz com que nossos componentes se destaquem no mercado e, consequentemente, a marca ganhe força junto aos nossos clientes. Além disso, as peças do mercado de reposição passam pelos mesmos processos de produção dos itens originais, garantindo mais confiabilidade na hora da compra.

RMA – Como a Tenneco tem trabalhado atualmente para manter fortes as identidades tanto da empresa quanto da Monroe?
AJT – Nosso trabalho com as marcas Monroe, Monroe Axios e Walker é bastante intenso. Buscamos fortalecê-las individualmente por meio de ações de marketing e com a imprensa, mas sempre destacando a importância de pertencerem a um grupo como a Tenneco, que é sinônimo de excelência, qualidade e compromisso com o mercado. Acreditamos que ter uma marca forte é essencial, porém, mais importante ainda é termos uma relação próxima com os nossos clientes. Por isso, trabalhamos esse contato das mais diversas formas, seja com treinamentos, serviços de atendimento ao cliente ou por meio das nossas mídias sociais.

Sabemos que nosso trabalho está caminhando no sentido certo quando vemos a Monroe integrar a lista das marcas de amortecedores mais admiradas pelo profissional da reparação, como ocorreu recentemente no Prêmio Sindirepa-SP, e a Monroe Axios ser eleita uma das melhores parceiras do setor automotivo pelo Prêmio Everest, realizado anualmente pela Distribuidora Automotiva, do Grupo Comolatti.

RMA – A Tenneco tem unidades fabris em 24 países. Há uma identidade global comum a todos os países ou a empresa busca assimilar características de cada local onde atua?
AJT – Por atuarmos de forma muito próxima a nossos clientes e, consequentemente, de cada mercado, assumimos algumas características locais dos países em que atuamos. Porém, sempre mantemos o posicionamento inovador e as diretrizes de qualidade de produtos e serviços especificados pela Tenneco.

Um exemplo disso é que, recentemente, anunciamos um novo posicionamento global de mercado da marca Monroe para trazer mais facilidade e praticidade aos nossos consumidores em todo o mundo. Com a mudança, parte dos amortecedores comercializados no Brasil, como o Gás Premium Gold, Monroe Convencional e toda a categoria de produto Monroe Light, passaram a ser vendidos sob a linha Monro-Matic Plus.

RMA – O momento pelo qual o Brasil atravessa nos campos econômico e político tem exigido criatividade das empresas que atuam no País. Esse cenário tem impactado de alguma forma os negócios da companhia?
AJT – Apesar do momento delicado vivido pelo Brasil, o mercado de reposição tem apresentado números positivos e o mesmo ocorre em nossos negócios. O fato de sermos uma empresa sólida e de forte reputação no setor possibilitou que déssemos continuidade em nosso planejamento mesmo diante do atual cenário nacional. Em 2016, por exemplo, quando boa parte do mercado digeria a crise, lançamos os conversores catalíticos da Walker para o aftermarket, antes presentes apenas no mercado original. Neste ano, tanto a Monroe quanto a Monroe Axios têm se destacado no mercado por suas novas linhas de produtos e dezenas de ampliações de portfólio. Temos consciência da situação do País, mas seguimos trabalhando porque acreditamos no potencial do mercado.

RMA – Como funciona o processo de e-learning da Tenneco? Qual a importância dessa iniciativa para o fomento da capacitação profissional no setor automotivo?
AJT – A ferramenta de e-learning disponível nos sites da Monroe (www.monroe.com.br) e Monroe Axios (www.monroeaxios.com.br) funciona por meio de um cadastro. O reparador automotivo cria um login e senha e passa a ter acesso a uma série de cursos por meio de vídeos e questionários, onde pode testar seu conhecimento e capacitar-se para a revisão e manutenção dos componentes da suspensão.

Acreditamos que essa é uma ferramenta de capacitação muito importante. Hoje, vemos o profissional da reparação como uma extensão dos nossos serviços, por isso, é nosso papel treiná-lo e capacitá-lo para suas funções.

RMA – Atualmente, a Monroe oferece atendimento em tempo real para seus consumidores. Além disso, investe em sua presença nas redes sociais. O consumidor hoje está muito mais exigente em relação às suas demandas? Tem sido mais difícil “satisfazer” esse consumidor?
AJT – Sim. Toda a cadeia de clientes é muito exigente e não abre mão de ter ao seu lado uma marca parceira comprometida com as suas necessidades e demandas. Nós acreditamos muito nessa relação de parceria com o mercado e temos encontrado formas inovadoras de nos conectarmos com o nosso público através de diferentes plataformas, como Facebook, Instagram e YouTube, por exemplo, com nossos canais Monroe Informa e Monroe Axios Informa, que foram pioneiros em seus formatos e hoje somam mais de 460 mil visualizações. Tudo isso sem abrir mão de ações tradicionais e que seguem muito bem-sucedidas, como o nosso Pit Stop, que há quase 20 anos percorre todo o País com o objetivo de conscientizar os condutores sobre a importância da manutenção preventiva do veículo.

Também possuímos canais abertos focados no atendimento ao cliente, por meio do nosso 0800 (0800-166-004) e do chat disponível em nossos sites. Com o objetivo de trazer a cadeia mais próxima, também realizamos treinamentos com clientes de todo o Brasil e América do Sul. Somente no ano passado, foram mais de 12 mil participantes que estiveram conosco em capacitações técnicas, treinamentos comerciais e palestras voltadas para executivos.

Todos esses esforços visam estabelecer um diálogo aberto e constante com o consumidor, não somente para satisfazê-lo, mas também para identificar novas formas e maneiras de atendê-lo com mais excelência.

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